As cores iridescentes da Agata de Fogo são produzidas pela interferência da luz, em camadas finas de cristais regulares de óxido de ferro dentro da Calcedónia.
Esta pedra alinha o corpo etéreo com o físico, revitalizando a troca de energias espiritual e física pelos corpos sutis do ser. A Agata abre os canais da criatividade, para que a inspiração divina possa fluir pela pessoa para toda actividade e expressão artística.
Ela coloca-a em contacto com o ânimo pela vida e com isso vivencia um aumento de paixão, uma intensificação de todas as emoções e uma religação com os seus desejos mais profundos. A Agata de Fogo, ajuda a encontrar coragem para correr riscos, realizar o estímulo interior que pede um envolvimento mais apaixonado com a vida. É ideal para despertar a pessoa do estupor da rotina monótona e pode banir sensações de resignação. Quando alguém a tráz consigo, ela também pode excitar as emoções dos outros, algumas vezes facilitando a atração entre parceiros.
Estimula o corpo etéreo, renovando o corpo pelas suas ligações com todos os pontos meridianos. Ela é a pedra da eterna juventude, trazendo uma nova sensação de vitalidade para toda a saúde da pessoa. Estimula os chakras raiz e sexual e pode ser útil para curar disfunções dos orgãos sexuais. Por meio do terceiro chakra ela acende o fogo na barriga, benéfico para ampliar a eficiência digestiva. Pode ainda aumentar a fertilidade, tanto nas mulheres como nos homens.
Afirmação - Abraço o meu corpo e o mundo físico, retirando prazer e alegria de toda a minha vida.
- Robert Simmons e Naisha Ahsian -